Segunda edição do Tiradentes em Cena traz como grande homenageado o Ponto de Partida, um dos grupos teatrais mais respeitados e conceituados do Brasil.
Fundado em 1980, na cidade de Barbacena, Minas Gerais, o Ponto de Partida é uma companhia de repertório itinerante e independente, com 21 profissionais em exercício permanente.
Em seus 34 anos de história, o grupo mineiro criou perspectivas que arrastam uma identidade única e já contemplada em várias partes do Mundo. Os espetáculos são inspirados na obra de grandes artistas brasileiros, como Guimarães Rosa, Jorge Amado, Chico Buarque, o mineiro Carlos Drummond de Andrade e o mineiro de coração Milton Nascimento, parceiro e padrinho do grupo.
A relação entre o Ponto de Partida e Milton Nascimento é de uma beleza capaz de arrastar multidões. O cantor e compositor já se apresentou em musicais com o grupo, onde cantou canções que nunca havia gravado e se entregou à uma parceria fadada por mútua e eterna admiração e carinho. Em 2004, Milton foi homenageado pela companhia com a criação da "Bituca - Universidade de Música", a escola de formação de músicos criada pelo Ponto de Partida em Barbacena, nomeada assim em referência o carinhoso apelido pelo qual Milton é internacionalmente conhecido. A "Bituca" trabalha em uma construção coletiva, livre e gratuita, que faz formação com caráter profissionalizante e já mudou a história de centenas de jovens do Vale do Jequitinhonha. Mais de 800 instrumentistas já foram formados pela Escola, 200 a cada dois anos.
Públicos de todas as partes se unem em um só coro com o Ponto de Partida sempre que espetáculos como o "Travessia", que chega à Tiradentes no dia 23 de Maio, acontecem. "Travessia" retrata a história do povo brasileiro, toda luta e toda festa de uma nação que se identifica por si só. A encenação mistura elementos musicais e teatrais embalados por canções consagradas da Música Popular Brasileira. Além das irreverentes melodias de Milton Nascimento, o espetáculo traz interpretações de obras de grandes artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha e Villa-Lobos.
O Musical "Travessia" será apresentado no Tiradentes em Cena no dia 23 de Maio, às 22h, no Teatro Praça (Praça Principal de Tiradentes). Além disso, durante todo o período do festival, é possível conferir uma belíssima exposição montada em homenagem à história do grupo, no SESI - Centro Cultural Yves Alves.
É com muito orgulho que a II Mostra de Teatro Tiradentes em Cena traz como grande homenageado o grupo Ponto de Partida, um retrato sincero do grande legado que o Teatro tem para com o Mundo: o comprometimento com a humanidade, com a alegria, com a arte e com a vida.